Curadoria Digital

Por uma autonomia da exposição de arte na internet

Obra selecionada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte – Ministério da Cultura para oferecer a Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/Internet em 2010.

A partir de teorias da Comunicação e de estudos da Estética, o pesquisador Ebenezer Takuno de Menezes analisa os sites de museus paulistanos, incluindo a navegação sistemática pelo conteúdo publicado, entrevistas com profissionais e a percepção dos usuários.

Objetivos teóricos e práticos

A publicação visa fomentar o tema da curadoria digital no campo das artes como uma construção significativa na internet, envolvendo obras de arte de museus, de galerias, de coleções individuais, de artistas, de obras concretas ou de criações exclusivamente digitais, sempre respeitando os direitos autoriais e o acesso ao patrimônio artístico e cultural formado pela sociedade ao longo da história.

O trabalho investiga o processo de publicação de obras de arte na internet, tendo como objetivo definir parâmetros para um trabalho museológico mais autônomo diante da tecnologia. Considerando a exposição digital dos museus paulistanos e suas práticas de difusão de informações em seus sites institucionais, questiona os processos a partir de teorias da Comunicação e estudos da Estética. Através do método dialético e de entrevistas com os principais agentes dos museus, além de análise dos sites, desvenda as contradições existentes e tenta explicar os resultados de um trabalho articulado com as novas tecnologias da informação.

Mais do que dar respostas ou oferecer regras procedimentais, a proposta dessa publicação é compreender os processos realizados pelos profissionais nos museus, fazendo emergir o que poderíamos chamar de curadoria digital das obras de arte, uma ação museológica interdisciplinar capaz de integrar o campo das artes e das novas tecnologias.

Algumas abordagens da publicação:

  • curadoria digital como um trabalho colaborativo e interdisciplinar;
  • as obras de arte na cena digital dos museus;
  • cultura digital como ecossistema comunicativo para a arte;
  • os usos das redes sociais pelos museus;
  • habitar a internet para a formação de público;
  • a usabilidade dos sites de museus;
  • parâmetros de uma curadoria para obras digitalizadas.

[Acesso completo ao volume]