Por um desenvolvimento educacional e cultural do Brasil

Fundada em 1991 como entidade civil sem fins lucrativos, a Abrelivros (Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional) congrega editoras de livros escolares e produtores de conteúdo e tecnologia educacional de diversas partes do país e tem como objetivo colaborar para o desenvolvimento educacional e cultural do País, orientar, defender e proteger os interesses da categoria e de seus associados, e manter um constante diálogo e trabalho em parceria junto aos órgãos governamentais visando à contínua melhoria da qualidade física e pedagógica das obras e da operacionalização dos Programas Nacionais do Livro.

Focando na atuação da Abrelivros, a equipe Midiamix desenvolveu o site como uma publicação dinâmica, planejada e organizada para fornecer e manter informações relevantes para o setor. Conteúdos especiais foram cuidadosamente tratados para destacar a história do livro didático, a trajetória dos livros de alfabetização, os debates sobre a Base Nacional Comum Curricular e outras iniciativas.

Todo o conteúdo do site foi editado e organizado para facilitar o acesso, a busca e o acompanhamento de notícias, legislação e de outras informações relevantes para o setor. As editoras de livros e produtoras de conteúdo e tecnologia educacional receberam destaque como associados por meio de logos, dados de contato e links para suas páginas.

Fornecendo nome e e-mail, o usuário visitante do site conta com o Boletim Abrelivros, uma newsletter enviada periodicamente para a caixa-postal com as principais notícias, convites para encontros e ações da entidade. Outro recurso interativo permite falar com a Abrelivros via WhatsApp, bastando clicar num botão na página de contato.

Algumas páginas da publicação foram customizadas para garantir informação mais completa e instrutiva. A página do PNLD – Programa Nacional do Livro e do Material Didático, por exemplo, oferece infográfico e vídeo, além de notícias específicas do programa.

A publicação foi desenvolvida no WordPress e implantou-se diversos plugins para acrescentar vários recursos como o pop-up para reforçar informações de eventos e outras ações. Menus suspensos foram implantados na página “Perguntas frequentes” para facilitar a visualização de grandes conteúdos organizados por pergunta/resposta. Para a bienal do livro, evento cultural em que a Abrelivros participa, uma página oferece acesso à hotsites com informações, fotos, apresentações e documentos PDFs dos anos de 2012 e 2014. O cuidado para o site ser acessível a todos os dispositivos também foi considerado por um trabalho de design e com testes de usabilidade, deixando a publicação totalmente responsiva.

Para dar autonomia a todos os colaboradores da Abrelivros, permitindo a postagem de notícias, assim como de documentos, leis e imagens, a Midiamix ofereceu uma oficina de edição via Teams, da Microsoft. O facilitador Ebenezer Menezes ajudou a equipe da Abrelivros a postar um texto e complementá-lo com fotos, imagens de destaque, vídeos, links e documentos. Em outra oficina, o foco foi o envio de newsletters, trabalho realizado duas ou três vezes por semana para enviar o Boletim Abrelivros. Realizou-se, na prática, o cadastro de assinantes, a manutenção de listas de envio com vários e-mails, a edição de newsletters com notícias e a criação de filas para envio a todos os assinantes.

Visite diretamente o site da Abrelivros em www.abrelivros.org.br ou navegue pela apresentação em Prezi (acima); ou ainda clique nas imagens (abaixo) com a possibilidade de dar um zoom.